Cada vez mais comum recebermos pedidos de clientes em busca de chocolate 100% cacau ou seja, aquele chocolate que é puro cacau, sem adição de qualquer outro ingrediente. Os motivos são diversos. Desde restrição alimentar até preocupação com a saúde, evitando a ingestão de açúcar.
O crescimento do mercado para produtos mais saudáveis também ajudou no desenvolvimento dos produtos “no sugar”, isto é, sem açúcar.
Independente do motivo, as marcas de chocolate perceberam este movimento e cada vez mais investem no desenvolvimento de chocolates 100% cacau.
Mas será que todo chocolate 100% faz bem? Como saber?
Primeiro, é importante saber que algumas marcas, especialmente as marcas que não usam o processo bean to bar, para tornar seus produtos sem açúcar mais palatáveis, usam alternativas com menos calorias, contudo, com uma capacidade muito maior de adoçar. Não é incomum, portanto, vermos nas embalagens destes produtos nomes como sorbitol, maltilol, inulina e xilitol, entre outros.
Tais produtos são baratos, produzidos em laboratórios e fáceis de obter em grandes quantidades. E não só isso, tais substâncias possuem contra-indicações para o corpo humano, podendo causar, em última hipótese, dor abdominal e diarreia.
Fica uma dica, portanto: FUJA DE CHOCOLATES SEM AÇÚCAR QUANDO ESTES SÃO INDUSTRIALIZADOS. Pode fazer mais mal do que bem.
Mas e os chocolates produzidos pelo método bean to bar?
Diferente do chocolate sem adição do açúcar da indústria, o chocolate bean to bar tem o chocolate 100% cacau. Isto mesmo, nenhum outro ingrediente que não venha do cacau é utilizado na confecção dessa barra de chocolate.
Mas o cacau sem o açúcar e a manteiga de cacau não é um produto tão palatável, sendo poucas as pessoas que gostam. Qual é o segredo, então dos chocolate makers para deixar o chocolate mais saboroso?
Começa desde a escolha do cacau para fazer a barra até o meio de produção, torra, etc. Cada chocolate Maker tem um processo único e particular para fazer sua barra de chocolate 100%.
Assim como qualquer outro produto, quanto mais puro, mais podemos sentir as nuances de seus sabores e características próprias. É, sem dúvida, uma viagem intensa ao mundo do cacau que poucos estão dispostos a realizar.
Mas, se por acaso, demanda por chocolate sem açúcar aumentar, o chocolate 100% cacau só aumentará em popularidade entre os consumidores. E os chocolate makers encontrarão mais estratégias para torná-lo o mais agradável possível.
Quais serão, portanto, os novos lançamentos para essa linha de chocolate que ainda é pouco explorada?
E você, gosta de chocolate 100%?
Você gosta de chocolate 100% cacau?