A POLÊMICA DO CHOCOLATE BRANCO

Com o crescimento do mercado dos chocolates com alto teor de cacau, surgiu uma onda de demonização do chocolate branco.

Isso porque ele não leva a massa de cacau na sua composição. De toda forma, os chocolates brancos devem ser feitos com manteiga de cacau (no Brasil, no mínimo 20%), o que faz dele um tipo de chocolate.

É fato que o chocolate branco não é uma opção tão saudável quanto os chocolates amargos, pois contém um grande percentual de açúcar e muito menos polifenóis. Mas ainda assim, tem nutrientes que podem trazer benefícios à saúde, como os ácidos graxos. Claro que o consumo deve ser equilibrado.

Por conter muito açúcar devemos comê-lo esporadicamente e geralmente ele não vai promover tanta saciedade quanto os chocolates amargos. Sendo assim, se a gente bobear, acaba exagerando. Portanto a dica é consumir com moderação.

Deixando de lado as questões nutricionais, um grande mito que surgiu em torno do chocolate branco é que, por não contar com a massa de cacau, ele seria um alimento pobre em sabor e não seria capaz de proporcionar uma experiência sensorial tão rica.

Todos estes argumentos contra o chocolate branco ganharam muita força principalmente em função da baixa qualidade dos chocolates brancos comercializados em todo o mundo até cerca de uma década atrás.

Os chocolates brancos convencionais quase sempre contam adição de gorduras vegetais de baixa qualidade. Devido ao fato de a manteiga muito cara, grande parte das empresas de chocolate optam por utilizar o percentual mínimo deste ingrediente no seu chocolate.

Há ainda uma categoria de doce que é chamada de “cobertura de chocolate branco”, que na verdade não contém absolutamente nada de manteiga de cacau, mas por carregar este nome e ser vendido em embalagens muito semelhantes às de chocolate, acaba confundindo o consumidor.

Outra característica dos chocolates brancos convencionais é que a sua manteiga de cacau é clarificada e desodorizada. Estes processos além de promover mudanças químicas que podem reduzir os nutrientes da manteiga de cacau, modificam o seu sabor e aroma natural, deixando-a sem graça ou até mesmo com sabor desagradável. E finalmente, para deixar o chocolate branco mais atrativo, as indústrias adicionam a ele aromatizantes, deixando-o com um sabor padronizado e claramente artificial.

Mas a boa notícia é que hoje já é possível encontrar excelentes chocolates brancos, que apresentam uma alta qualidade em sabor e são muito menos agressivos à nossa saúde.

E o que estes chocolates têm de diferente?

1 – O percentual de manteiga de cacau:

Os bons chocolates brancos têm pelo menos 30% de manteiga de cacau, podendo chegar a percentuais ainda mais altos. É muito comum inclusive que a manteiga de cacau seja o primeiro ingrediente da lista, o que significa que o chocolate apresenta bem menos açúcar quando comparado aos chocolates convencionais.

2 – Manteiga de cacau menos processada:

A manteiga de cacau nestes chocolates não passa por clarificação nem desodorização. Por isso o chocolate vai apresentar um sabor natural e próprio da manteiga de cacau. E pra quem diz que manteiga de cacau não tem sabor, pode se surpreender ao provar um destes chocolates.

Devido ao baixo processamento da manteiga de cacau, os nutrientes presentes nela também estarão muito mais preservados nestes casos.

Uma dica para identificar um bom chocolate branco é observar a sua coloração. Se o chocolate tem uma coloração muito branca é provável que a manteiga de cacau tenha passado pelo processo de clareamento. Os chocolates brancos de melhor qualidade vão apresentar uma tonalidade mais amarelada.

3 – O equilíbrio entre os ingredientes:

Um bom chocolate branco não pode ser excessivamente doce, desta forma ao consumi-lo o açúcar não vai se sobressair aos demais ingredientes do chocolate e você poderá ter uma experiência rica em sabores.

4 – Origem da manteiga de cacau especificada:

Saber a origem da manteiga de cacau nos chocolates brancos é tão importante quanto saber a origem do cacau no caso dos chocolates escuros. A variedade do cacau e os processos de pós colheita também vão interferir na qualidade da manteiga de cacau.

5 – Poucos ingredientes:

Geralmente apenas manteiga de cacau, açúcar e leite. Em alguns casos podem aparecer a lecitina e a baunilha (desde que em sua forma natural).

Quanto mais ingredientes industrializados forem adicionados, mais prejuízos a saúde o chocolate branco pode trazer e menos qualidade de sabor ele vai ter.

Para os chocolates brancos com inclusões, podem aparecer outros ingredientes. Mas lembre-se, estes ingredientes que são incluídos devem ser alimentos em sua forma original, nada de aromas ou essências.

E então? Está preparado para provar um chocolate branco de alta qualidade e se surpreender?

Então visite a nossa seção de chocolates brancos e escolha o que tem mais a ver com você.