O que se pensa em geral quando o chocolate é para crianças é que para o público infantil o chocolate tem que ser doce, ao leite e com açúcar. É bem verdade que os pequenos são fãs de chocolate, mas o seu repertorio de gosto é muito adaptado ao que lhes oferecemos.
Crianças são muito curiosas e sua natureza está sempre em busca do novo, de descobertas, elas estão escrevendo “seu próprio” livro e conhecendo seus prazeres e desprazeres.
Já reparou como nós mesmo os “mal educamos”, “acho que disso você não vai gostar porque é azedo”, “esse chocolate é amargo, é coisa de adulto” “para o meu filho tem que ser ao leite, porque ele gosta de chocolate doce”. E por aí vai…
Fazemos isso porque também aprendemos assim e fazemos sem querer e sem pensar. Ao tempo que podemos influenciá-los a nova descobertas, da mesma maneira que ensinamos as cores, números e alfabetos, podemos igualmente ensina-los dos gostos e aromas.
Os ingredientes de uma cozinha podem ser como um godê de aquarela, ofereça os temperos e ervas como manjericão, cebola, erva doce, canela. Sem atribuir adjetivos algum, peça que os percebam e digam o que estão sentindo qual a sensação? Qual o aroma? Como fica na boca? E tudo bem se gostar ou não, o importante é conhecer, perceber esse estímulo sensorial. Estimule-os a provar, e dê créditos aos aprendizados.
Igualmente nessa busca, estão os aromas do chocolate… Será que as crianças sabem que podem perceber notas aromáticas em um chocolate?
Uma inglesa chamada Hazel Lee (@hazel_choc) criou um método de avaliar chocolates chamado “Taste With Color” com tinta e pincel na mão, ela encoraja crianças e adultos a pintarem as cores da sensação que estão sentindo, quando estão degustando o chocolate. É uma maneira deliciosa e lúdica de aprender a apreciar o chocolate.
Uma vez em uma feira de chocolates, fiquei encantada vendo um grupo de crianças, aparentemente de uns 10 anos de idade, passando nos stands para degustar chocolates. Diziam eles “pode dar chocolate com muito cacau, que a gente só come de 70% para cima”. Era como uma gincana, uma disputa saudável para ver quem é que não tem medo de provar chocolate com pouco açúcar. Confesso que amei a brincadeira, e já estava quase me oferecendo para entrar no grupo (risos).
E você, como pensa em chocolate para as crianças da sua família? Eu te encorajo a guia-los a um caminho (sem volta, rsrs) dos chocolates bean to bar, cheios de gostos e novas descobertas. Explore com eles as sensações e aromas e os ajudem a criar sua biblioteca de gosto. Mais cacau e menos açúcar, sem dúvida é uma ótima pedida para o público infantil.
Boa brincadeira.
Texto escrito por Luciana Monteiro, da @ara_food_movement