Como faço para escolher um bom chocolate?

Essa é uma das perguntas que mais respondo na minha vida profissional… “Como faço para escolher um bom chocolate?”

Então, anota aí! Aqui vai uma listinha para você ter em mente na hora de fazer sua escolha.

  1. Lista de ingredientes – Essa é a regra básica, a lista de ingredientes de um alimento está em ordem decrescente, então o primeiro item é o de maior quantidade e o último é o de menor. Ou seja, um bom chocolate não tem açúcar no primeiro ingrediente, o protagonismo está com o cacau em forma de nibs, massa ou liquor de cacau. E não devem estar presentes: pó de cacau, PGPR (um emulsificante industrial) e aroma de vanilina (a imitação sintética da baunilha).
  • Quantidade de cacau – Embora a quantidade de cacau não seja sinônimo de cacau de cacau de boa qualidade, bons chocolates têm alto percentual de cacau. Só para ter uma ideia, a nossa legislação exige apenas 25% de cacau nos chocolates, com isso os chocolates de baixa qualidade, nunca tem muito mais que isso. #maiscacaumenosaçúcarporfavor 😉
  • Gordura vegetal – Um bom chocolate, nunca, nunca… mas nunca mesmo tem gordura vegetal, nem em pensamento! A manteiga de cacau é a única gordura aceita (e muito bem aceita, pois é uma delícia) nos chocolates de qualidade, ela é extraída a partir do cacau em um processo bastante cuidadoso.
  • Origem do cacau – Em geral, porém não uma regra, bons chocolates trazem a referência de onde o cacau foi produzido. Aqui no Brasil, nós temos o privilégio de sermos produtores desse fruto dos deuses, o que nos permite uma grande diversidade, por isso um cacau de origem te permite apreciar as notas e aromas do terroir daquela região. Só aqui no Brasil são pelo menos 8 regiões.
  • Qualidade do cacau – Para ser um bom chocolate, necessariamente é preciso um bom cacau. Um bom cacau além de notas aromáticas agradáveis não é amargo demais, não é ácido demais e não tem aquela sensação de que amarra a boca, a adstringência. Porém para saber a qualidade do cacau é preciso provar o chocolate, e com o tempo, você também vai utilizar a qualidade do cacau como um parâmetro para escolher seu chocolate.
  • Pequenos lotes – Claro que fazer para fazer uma pequena batelada é possível dar mais atenção aos detalhes que em uma grande escala. Chocolates de pequenos lotes são “criados a pão de pó”, como dizemos aqui no interior, com todo mimo cuidado e atenção dos zelosos chocolateiros.

E se você quer comprar um bom chocolate, bateu na porta certa! Aqui na Chocolata, o que não nos falta são opções de bons chocolates. Gostou das dicas?! Então boas compras.

Texto escrito pela Expert em Chocolate bean to bar Luciana Monteiro, da @ara.cacao