O que fazer com seu chocolate nesse calor

Já se perguntou por que chocolate é tão gostoso? Longe de mim a pretensão de responder isso por você, ou melhor, por vocês todos que estão aqui lendo esse texto. Mas eu acredito que a sensação de derreter na boca é sem dúvida, uma das características mais marcantes do chocolate.

Mas e por que ele derrete na boca? Posso te responder isso melhor, nesse outro post aqui. Mas quem derrete é a manteiga de cacau que se funde a 37°C, exatamente a temperatura do corpo humano.

Bem, mais se a 37°C o chocolate se derrete, imagina nesse calor do verão brasileiro…

Inevitável!

Um bom chocolate, feito apenas com a manteiga de cacau, nesse verão quente que está para chegar, VAI DERRETER se ficar a temperatura ambiente.

As maiores causas de danos aos chocolates são: a perda da temperagem e o fatbloom.

A perda da temperagem é quando seu chocolate se derrete, mesmo que parcialmente e o fatbloom é quando encontramos aquela película branca sobre o chocolate, aquilo é manteiga de cacau que se derreteu e cristalizou de novo.

Por isso tenho algumas dicas importante para você não perder seu chocolate no verão.

Não transporte durante o dia – Evite transportar seu chocolate nas horas mais quentes do dia. Mesmo com todo o seu cuidado, a temperatura externa no verão em algumas regiões do país é extremamente alta, alcançando seus 40 graus. Mesmo que aparentemente intactos é possível que alguns cristais de gordura se derretam e migrem para a superfície.

Cuidado com o carro – mesmo durante dias de calor menos intenso o carro fechado funciona como uma estufa, por vezes só esse deslocamento, de poucos quilômetros pode comprometer sua barra de chocolate.

 class=

            Geladeira não! – Geladeira não é lugar para armazenar seu chocolate! Uma geladeira doméstica, refrigera os alimentos, e o chocolate deve ser armazenado em temperaturas amenas, nem muito frio e nem muito quente, o ideal é por volta de 20°C. Sendo assim, colocar seu chocolate na geladeira vai deixá-lo gelado e com o risco de absorver umidade. O chocolate gelado, vai ficar muito rígido e não vai se derreter bem comprometendo também seu derretimento e sabor.

 class=

            Como faço em casa? -Em casa, busque um lugar fresco, protegido do sol e que não tenho outros odores fortes como café, especiarias, pimentas e outros produtos com cheiro. Dispensas escurinhas são uma ótima opção!

Uso de adegas – Apreciadores de chocolates, como eu, que compram diversas marcas e diferentes origens, possuem um estoque um tanto razoável e o consumo não é imediato. Por isso, nesse caso a dica é ter uma adega de vinhos. As adegas não são tão geladas e não tem alta umidade como as geladeiras. O armazenamento entre 18°C e 20°C vai garantir que seu chocolate se mantenha sem oscilação de temperatura e consequentemente sem fatbloom.

 class=

Chocolate também deixa seu verão mais gostoso, tome os devidos cuidados e não deixe que o calorão derreta sua emoção.

Texto escrito pela Food Designer Luciana Monteiro, da @Ara_Food_Movement