À primeira vista esta pergunta pode parecer óbvia: ora, quem faz meu chocolate é a fábrica de chocolates! Talvez a imagem do Willy Wonka até apareça na sua mente nesse momento.
Mas para entender o que é um chocolate de qualidade, é fundamental saber como e por quem ele pode ser fabricado.
O processo de fabricação do chocolate é um só. Mas as maneiras que ele é executado podem ser bem diversas: os equipamentos podem variar bastante; em alguns casos certas etapas podem ser puladas, criando diferentes estilos de chocolates; e a fabricação do chocolate como um todo pode ou não ser executada por uma única empresa.
E foi aí que o Willy Wonka confundiu a nossa vida toda. Nas nossas fantasias, ao imaginar as grandes indústrias de chocolates, a ideia era que os Oompa-Loompas (ou simplesmente a equipe de uma destas grandes empresas) iam buscar o cacau lá nas plantações e os traziam para a fábrica. E assim nascia o nosso delicioso chocolate.
Mas na realidade, a maior parte do chocolate fabricado no mundo não é feito por quem compra o cacau. Em geral o processo de fabricação do chocolate é fragmentado e raramente é executado por uma única empresa.
A matéria prima cacau costuma ser vendida pelos produtores a comerciantes que reúnem uma quantidade significativa e vendem para as empresas que vão torrar, moer e prensar os grãos, obtendo assim os seus subprodutos como liquor de cacau, manteiga de cacau e cacau em pó. Estes sim serão vendidos para a empresa que fabricará o chocolate.
A consequência desta fragmentação no processo de fabricação do chocolate é a falta de controle sobre a qualidade da matéria prima, bem como da torra do cacau. Fatores fundamentais para o desenvolvimento de sabor no chocolate. Assim, faz toda a diferença conhecer quem fabrica o seu chocolate!
Embora na maior parte das vezes o chocolate percorre todo este caminho cheio de “paradas” para chegar até você, em alguns casos mais raros o caminho é curto e direto: A empresa de chocolates compra ela mesma o seu cacau. E é aí que que estamos falando de chocolates de alta qualidade!
Nestes casos, ela tem a vantagem de poder selecionar a melhor matéria prima. Geralmente também não há mistura de cacau de diferentes produtores e diversas qualidades, mantendo um padrão, uma identidade e uma uniformidade de características como a variedade e o terroir.
E essa mesma empresa que vai executar os processos de torra, moagem e todas as etapas seguintes. A qualidade do chocolate depende exclusivamente dela e não há interferências no meio do caminho. Os chocolates que são fabricados desta maneira são conhecidos como Bean to Bar e quase sempre sua qualidade é superior aos chocolates das grandes companhias.
Então, para encontrar chocolates melhores, a dica é buscar conhecer quem fabrica, de onde vem seu cacau e quão extensa é a cadeia produtiva. E nesse caso menos é mais!
Aproveita então e visita nosso catálogo de chocolates para conhecer empresas que fabricam chocolate diretamente do cacau!!!
Texto escrito pelo sócio da Chocolata, @danfort80