Essa última semana muito jornais de todo Brasil estão celebrando o resultado do “THE COCOA OF EXCELLENCE 2021 AWARDS”, não por menos, temos 3 honrosos prêmios.
· Ouro – João Tavares, Uruçuca/BA
· Prata – João Evangelista, Novo Repartimento (Tuerê)/PA
· Prata – Angélica Tavares, Uruçuca/BA
O Cocoa of excellence awards é o mais importante concurso de qualidade no mundo, nas palavras do próprio programa pelo seu site, “O Programa Cacau de Excelência reconhece a qualidade e a diversidade de sabores do cacau para melhorar a subsistência dos agricultores e impulsionar a sustentabilidade da cadeia de abastecimento do cacau desde 2009. Sua visão é Excelência no setor do cacau, catalisando vários benefícios para sistemas agrícolas resistentes e prósperos em nível global.” Fonte: http://www.cocoaofexcellence.org/about-us (dez, 2021)
O beneficiamento do cacau envolve as etapas de colheita, fermentação, secagem, maturação e armazenamento e se diferencia de produtor para produtor, cada etapa e cada maneira de fazer confere as amêndoas de cacau, uma característica de sabor e qualidade. Um concurso como esse valoriza e divulga o trabalho do produtor de cacau e os apresenta ao mercado consumidor.
O programa é um longo processo de seleção de amostras, que inicia em um processo de seleção nacional, as amostras são enviadas ao CoEx (Cocoa Excellence), lá as amostras de amêndoas secas e fermentadas são codificadas, avaliadas e transformadas em líquor de cacau. O júri técnico então, seleciona as 50 melhores amêndoas de cacau do mundo (Só em pertencer a essa importante e seleta lista, já é uma grande conquista para os produtores) e por final os líquors são transformados em chocolates e somados ao painel técnico da CoEx um júri formado por um painel de profissionais especialistas na área e aí então o mundo fica sabendo quem são os grandes vencedores do ano.
O programa tem também por objetivo, orientar os produtores e ajudá-los a buscar cada vez mais por qualidade em seus processos. Por isso, após a premiação, também são divulgados os contatos dos produtores e atributos sensoriais dos cacaus da lista de 50 melhores, e também um feedback a todos os participantes sobre a qualidade das amêndoas, liquor e chocolate que foram produzidos pela CoEx.
E especialmente para nós do Brasil estar entre os melhores cacaus do mundo diz muito, pois por muitos anos fomos rotulados como pais de origem de cacau commoditie, aquele cacau de grande volume, mas de baixa qualidade. E agora com muito trabalho e investimento em pesquisas e conhecimento, estamos mudando a história do cacau no Brasil.
Convido também vocês para assistirem esse vídeo sobre o programa COCOA OF EXCELLENCE AWARDS: https://youtu.be/B40skNJMKxY. É emocionante! 😉
E para conhecer um pouquinho desse trabalho e celebrar esse prêmio conosco, aqui na Chocolata, os produtores João Tavares e João Evangelista estão sendo interpretados pelas seguintes marcas:
Fazenda Leolinda, João Taveres
· Nugalli
· Cacau do Céu
· Cuori di Cacao
· Mojolo
· Mission Chocolates
· Casa Lasevicius
Novo Repartimento (Tuerê), João Evangelista
· Casa Lasevicius
· Odle
· Mission
· Priscila França
· Monjolo
Texto escrito por Luciana Monteiro, da @ara.cacao