TEOBROMINA

Com certeza você já ouviu falar em cafeína, composto presente em diversos alimentos e medicamentos. Mas e a Teobromina, já ouviu falar?

O cacau contém vários alcaloides naturais diferentes. O mais notável é a Teobromina e, em menor grau, a cafeína. O próprio nome Teobromina faz referência ao cacau, Theobroma cacao por estar presente no fruto em quantidades consideráveis.

Embora a Teobromina seja encontrada em várias plantas como noz de cola, guaraná e diversos chás, as principais fontes de Teobromina na dieta humana são o chocolate e o cacau em pó.

Com relação ao alcaloide mais consumido e conhecido, cafeína, a teobromina apesar de ter propriedades bastantes similares é um bioativo muito mais fraco e não afeta o sistema nervoso central.

Dentre os benefícios da teobromina à saúde estão a diminuição da pressão arterial devido à dilatação dos vasos sanguíneos, relaxamento dos brônquios, estimulante do coração e ação diurética. Recentes estudos mostraram que os impactos benéficos do cacau em relação ao aumento do bom colesterol HDL estão mais relacionados à quantidade de Teobromina presente nos frutos do que a de flavonoides.

Apesar da Teobromina possuir diversas propriedades medicinais ao homem, a mesma é extremamente tóxica se ingerida por outros animais como gatos e cachorros. A toxicidade varia entre as espécies, mas de maneira geral a teobromina é metabolizada lentamente no organismo dos bichinhos podendo causar ataques epiléticos e levar a morte.

A Teobromina também é um dos componentes responsáveis pelo gosto amargo do chocolate. Quanto maior o teor de cacau nos chocolates, tanto maior é a quantidade de alcaloides e consequentemente maior o amargor. Em um chocolate intenso o teor de Teobromina alcança níveis 5 vezes maiores que nos chocolates ao leite.

Então se a preocupação for com a saúde e os benefícios que o chocolate promove ao homem procure pelos chocolates contendo altos teores de cacau!”

Texto escrito por Luana Vieira, da @monjolochocolatebar